fbpx

COMO SER FELIZ

30/12/2020

Todos nós buscamos uma maneira expandir nossas possibilidades, nossa felicidade e nossa liberdade. No entanto existem três prisões que nos impedem de alcançar nosso objetivo: nosso corpo de dor, nossa mente de dor e o mundo de dor em que vivemos.

Não é muito difícil perceber que um corpo que adoece e morre, uma mente ligada à tristeza e á insatisfação, e um mundo onde prevalece a diferença, a pobreza e a competição de fato nos conectam à dor.

Sim temos momentos de felicidade e de prazer, mas estes sempre se alternam com momentos de infelicidade, insatisfação e restrições. Não importa quantos esforços fazemos, nossa felicidade, nossa liberdade e nossas possibilidades são sempre limitadas. Na maior parte das vezes se alcançamos algo que desejamos é questão de tempo para que as condições mudem e tenhamos que empreender esforços para alcançar novamente os níveis de satisfação desejados. Por fim, travamos uma luta sem fim e nossa vida torna-se simplesmente exaustiva.

Mas então qual seria a solução? De acordo com os ensinamentos da via Tantrayana a única e real solução é descobrirmos nosso corpo e mente vajra, ou seja, nosso corpo e mente de diamante. Um corpo e mente que nunca perecem, nunca nascem e nunca morrem. Todos os métodos Tantrayana nos levam nesta direção. A proposta é treinarmos a nossa mente para acessar níveis cada vez maiores de felicidade e nosso corpo para acessar níveis cada vez maiores de ‘bliss’ ou êxtase.

De acordo com estes ensinamentos a fonte de toda felicidade está na mente sutil, e a fonte de todo ‘bliss’ está no corpo sutil. Onde quer que exista espaço nossa energia ou corpo sutil está lá e onde quer que nosso corpo sutil esteja nossa mente sutil está lá. Portanto todos os métodos e todo treinamento da via Tantrayana consistem em nos ensinar a acessar estes níveis mais sutis da nossa existência e por fim níveis mais elevados de felicidade e êxtase.

Os níveis de felicidade e êxtase a serem alcançados podem ser tão elevados que passamos a viver neste mundo (de dor) sem ser afetados por qualquer nível de sofrimento. Mesmo que as condições externas sejam de grandes atribulações, limitações e até mesmo agressões, nosso corpo e mente não sentem qualquer nível de sofrimento.

Quando descobrimos o corpo e mente de ‘bliss’ descobrimos uma existência pacífica e ficamos livres das limitações que o mundo, a mente e o corpo dor nos submetem. Finalmente nossas possibilidades, nossa felicidade, nosso prazer e nossa liberdade poderão atingir os níveis desejados e permanecer.

Total:
PortugueseEnglishSpanishGerman
X
X
X
X
X