fbpx

PORQUE DEVEMOS MEDITAR?

26/10/2020

Nossa mente é uma única mente, mas para facilitar o entendimento sempre gosto de falar como se existisse mais de uma mente ou pelo menos diferentes níveis. Um dos níveis de mente que existe é o que podemos chamar de mente conceitual, mente de conhecimento ou mente condicionada.

A mente conceitual é aquele nível de mente onde é registrado todo o conhecimento que podemos acessar por meio da nossa memória e atenção. Tudo aquilo que nos foi ensinado e aprendido, como falar, escrever, inclusive em diferentes línguas, dirigir um carro, fazer cálculos, cozinhar, identificar as pessoas e tantos outros aprendizados que ficam registrados na nossa mente.

De maneira geral focamos nossa existência neste nível de mente conceitual e todo o nível de atenção da mente concentra-se exclusivamente nos conhecimentos já existentes, indo de um a outro, e não arriscamos usar nossa atenção para perceber outros níveis de mente. Com isso, passamos a existir a partir do conhecido e tememos o desconhecido, pelo simples ato que é desconhecido. Como não é possível para a mente conceitual descobrir o novo, acabamos limitados àquilo que nos foi ensinado e simplesmente duvidamos e não aceitamos aquilo que não é conhecido, simplesmente porque ainda não temos aquela referência.

De maneira geral tudo aquilo que chamamos de novo é, na maioria das vezes, simplesmente aquilo que já era conhecido observado por um novo ponto de referência. Portanto o conhecimento acaba por se tornar a nossa própria limitação. Vamos de uma informação a outra, mas sempre presos dentro do condicionado, ou daquilo que nos foi ensinado.

Para acessarmos algo que seja realmente novo e além de todos os conhecimentos, para alcançarmos a real criatividade e liberdade de existir precisamos aprender a acessar outros níveis de mente que estão além do conhecido e condicionado. É aí que entra a meditação. A meditação é em si o método e o resultado. Enquanto método nos ajuda a treinar a nossa mente para perceber e observar outros níveis mente e enquanto resultado é o estado de nova percepção e alerta atenção que se estabelece a partir da prática de meditação.

Total:
PortugueseEnglishSpanishGerman
X
X
X
X
X