fbpx

O QUE É O LU JONG

23/10/2020

O Lu Jong é parte dos conhecimentos do Yoga Tibetano. Quando uso a palavra Yoga me refiro aos conjuntos de práticas, ou métodos, existentes em uma cultura com o objetivo de ajudar um praticante a reconectar-se ao seu Ser, alcançar a liberação da sua mente ou aquilo que chamamos iluminação e ainda alcançar saúde e bem estar na vida prática.

Este método está intimamente ligado a várias linhagens da via Tantrayana do budismo tibetano, aos conhecimentos ancestrais denominados Bön e também à medicina tibetana.

Em tibetano Lu significa corpo e Jong significa treino ou transformação. Do ponto de vista da via Tantrayana o corpo pode ser usado como veículo, ou meio, para transformar a mente. Ou seja, por meio da prática do Lu Jong treinamos, preparamos e transformamos o corpo e ainda temos o benefício de treinar, preparar e transformar a mente. Com isso alcançamos mais saúde a partir de um corpo mais forte, com mais energia e mais resistente a doenças. Alcançamos também uma mente mais estável, calma, com maiores níveis de concentração, compaixão, amor e capaz de direcionar as energias no corpo libertando bloqueios e ir além das emoções negativas (raiva apego e ignorância) que limitam nosso potencial e poder. Com isso nos tornamos capazes de existir a partir de um novo paradigma.

Um dos pontos ainda mais interessantes sobre o Lu Jong é que esta prática nos prepara para outros métodos ainda mais profundos como Tummo, por exemplo. Ou seja, o Lu Jong é considerado um ponto de partida para qualquer praticante que queira usar o Yoga Tibetano com via para seu autoconhecimento e transformação.

Conforme mencionei no segundo parágrafo o Lu Jong é um conhecimento mantido e aprimorado há milhares de anos em várias escolas ou linhagens da via Tantrayana. O Lu Jong que eu ensino e formo professores pertence à Linhagem Tulku Lobsang Rinpoche. Tulku Lobsang Rinpoche é precioso mestre tibetano que assumiu a nobre missão de transmitir estes conhecimentos no ocidente e ainda foi além: Selecionou e adequou os movimentos às necessidades da vida moderna e de pessoas em quaisquer condições de forma a extrais seu máximo benefício para o maior número de pessoas possível.

O Lu Jong é considerado uma meditação em movimento, mas isto é assunto para outro artigo.

s

Total:
PortugueseEnglishSpanishGerman
X
X
X
X
X